quarta-feira, 4 de setembro de 2013

ENTREVISTA DO PREFEITO JOÃO FILHO

ENTREVISTA DO PREFEITO JOÃO FILHO ao programa Conversa Franca, do dia 09 de agosto de 2013, publicada no site do jornal Gazeta do Vale

Confiram em 
www.gazvale.com.br
Recentemente, o atual prefeito de Itaberaba, João Filho, saiu em férias de 8 dias com sua família. Nesse período, entretanto, seus opositores se aproveitaram da ocasião para criar rumores sobre o motivo de sua viagem (que já havia sido programada previamente). Ao retornar, o prefeito foi à rádio esclarecer o mal entendido e sanar eventuais dúvidas da população.

A seguir a entrevista na íntegra.

ZEZINHO – Boa tarde, prefeito! O Sr. pediu licença para realizar uma viagem particular com sua família durante 8 dias. Transcorreu tudo bem aqui no município durante a sua ausência?

JOÃO FILHO – Essa viagem já estava anteriormente programada. Durante 4 anos de gestão nunca me afastei do município para tratar de nenhuma questão pessoal, sempre viajei a Salvador e Brasília para tratar de projetos em prol do município. Somente agora me organizei para tirar esse período curto de descanso de 8 dias fora do país, junto a minha família. Pedi a licença e deixei a vice-prefeita Maria José como titular na minha ausência. Tudo como determina a lei. Minha equipe junto à prefeita em exercício cuidaram de tudo com total competência.

ANDRÉ – O seu pedido de licença foi utilizado pela oposição para mais uma vez confundir a população, pois julgaram como proposital. O que tem a nos dizer sobre isto?

JOÃO FILHO – Essas mentiras visam apenas criar um clima de insegurança na população de Itaberaba. Os processos agendados para o dia 30 de julho pela justiça não necessitava da minha presença, mas tão somente do meu representante legal. E a minha viagem já estava programada há 06 meses.

ZEZINHO – Prefeito, Itaberaba se desenvolveu e cresceu com seu governo. O povo quer ouvir da sua voz que processos são esses que a oposição diz que vai lhe afastar?

JOÃO FILHO – 1°, são dois processos de minha própria empresa que não tem nada a ver com a gestão pública. 2°, um processo de nepotismo – temos a súmula vinculante número 13 do Superior Tribunal Federal que permite a atuação de parentes em cargos políticos. 3° Mercado de Farinha – é um processo que foi aberto devido falhas administrativas que serão verificadas pela justiça e esclarecidas.

ANDRÉ – O que o Sr. tem a dizer sobre as informações veiculadas em sites e blogs políticos da nossa cidade, sobre estes processos que está sendo acusado?

JOÃO FILHO – Sem quaisquer elementos concretos, alguns sites e outros meios de comunicação alardearam que teria pedido licença e também, que teria formulado um pedido de adiamento da sessão com medo do julgamento do processo.

Mais fatos que a oposição tentou manipular. No último dia 30 de julho, o Tribunal apreciou a denúncia, e, por unanimidade, rechaçou qualquer hipótese de afastamento do cargo, sendo coerente, aliás, com a sua própria jurisprudência.

Eu jamais tentei atrapalhar o andamento de nenhum processo, ou prejudicar as investigações em que sou acusado. Retomei as atividades após o período de férias de 8 dias, e mesmo assim, parte da imprensa local ainda fica tentando justificar as mentiras que publicaram. Vamos continuar trabalhando e eles que fiquem se iludindo.

ZEZINHO – O Sr. tem acompanhado o movimento ‘Vem pra rua Itaberaba’ e antes de viajar deixou a carta de intenções com a vice Maria José para ser respondida. Como transcorreu essas informações?

JOÃO FILHO – Isso é saudável e faz parte do processo democrático. Eu viajei, mas deixei a minha vice Maria José e a Secretária de Governo na incubência de responder à Carta de Intenções do movimento. Foi analisada e na última segunda-feira (5) foi entregue à Câmara Municipal e também aos líderes respondendo aos questionamentos e às solicitações.
Quero deixar bem claro, que as ações reivindicadas já estavam estabelecidas como metas da gestão municipal em nosso planejamento estratégico e em nosso plano de governo para os 4 anos de trabalho.

ANDRÉ – O que nós percebemos é que muitos reivindicam mas não participam dos momentos de debate, de discussão e não compartilham ideias….

JOÃO FILHO – É verdade. Realizamos diversas conferências municipais, que são abertas à população, mas nelas observamos a pouca ou quase nenhuma participação dos líderes, dos envolvidos nos movimentos populares. É fácil pedir, exigir, mas sem dar a contrapartida da presença nas reuniões. Isso nos entristece pois trata-se de um movimento que não se faz presente nessas conferências e, muitas vezes, nem sabe o que foi discutido ou aprovado.

Como já disse o Deputado Federal João Leão, é uma oposição sem noção, que nem sabe como deve ser tratada a coisa pública. Eu tenho disposição para o trabalho e os moradores reconhecem que Itaberaba já tem outra cara após 4 anos de minha gestão. É preciso que acalmem o rancor pela derrota de outubro e nos deixe trabalhar em paz.

Na minha primeira gestão realizamos 63 gabinetes itinerantes, uma média de 2 ao mês, e esse contato direto com o povo voltará agora em setembro, quando retomaremos os gabinetes itinerantes, ouvindo os anseios da população, oferecendo serviços e comunicando obras, serviços e projetos para os bairros e também aos povoados da zona rural do município.

ZEZINHO – Não é a toa que o lema da gestão é ‘juntos fazemos melhor’. temos hoje em nossa cidade uma gestao democrática e que ouve sim. como está sendo este processo de elaboração do Plano Plurianual Participativo?

JOÃO FILHO – Foram realizadas várias reuniões, tivemos recentemente uma com toda a representatividade da zona rural. E o trabalho continua com a articulação da nossa Secretária de Governo Marigilza. Hoje (9) a tarde teremos mais uma reunião para ouvir os moradores dos diversos bairros da cidade, na Casa dos Conselhos, ás 15 horas.

Então até o dia 15 de agosto, apresentem suas propostas ao nosso grupo de trabalho na Casa dos Conselhos. Vamos definir juntos as prioridades, as politicas públicas para a melhoria da qualidade de vida do nosso município. Afinal, administração pública se faz com participação popular e juntos fazemos melhor.

ANDRÉ – As boas notícias não param de chegar. Itaberaba evoluiu bastante. Com o resultado do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, percebemos que Itaberaba supera a média estadual e nacional. Qual sua avaliação sobre esse resultado?

JOÃO FILHO – Fico feliz com mais essa conquista. o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de Itaberaba cresceu 80,23% e superou a média de crescimento nacional, que foi de 47,46%, e também ficou acima da média de crescimento da Bahia, que atingiu a marca de 70,98%.

Os dados do Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil comprovam que Itaberaba cresceu em todas as áreas, principalmente na educação (com crescimento de 0,186), renda, e longevidade (aumento da expectativa de vida da população). Estamos felizes com o crescimento de nosso município, que deverá acelerar ainda mais seu desenvolvimento nos próximos anos.

ZEZINHO – Como o Sr. analisa o avanço de Itaberaba na área da segurança?

JOÃO FILHO – Com enorme satisfação. No dia 31 de julho foi inaugurado o Centro Integrado de Comunicação (CICOM) da Polícia Militar, instalado nas dependências do 11º Batalhão da PM. Trata-se de um investimento de r$ 1,2 milhão do Governo do Estado – através da Secretaria de Segurança Pública -, que visa dar maior agilidade às ações policiais.

Como disse o Secretário de Segurança da Bahia, Maurício Barbosa, é um grande avanço para Itaberaba e mais 26 cidades da região, que beneficiará uma população estimada em 500 mil pessoas. O CICOM permitirá um trabalho policial mais produtivo, contribuindo com a redução da criminalidade.

Outra boa novidade que nos foi comunicada pelo Cel. Uzêda, Comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, é que a PM já recebeu 8 novas motos para auxiliar no patrulhamento da cidade. A nossa Guarda Municipal já conta, desde maio, com uniforme completo e seus componentes terão curso de formação de 800 horas/aula e estarão mais capacitados a desempenharem sua função nas ruas, contribuindo para dar mais segurança aos moradores de Itaberaba.

ANDRÉ – O município também recebeu novos equipamentos. Quais os benefícios para o município?

JOÃO FILHO – Recebemos dia 10 de julho uma motoniveladora e uma retroescavadeira repassadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que já estão realizando trabalhos nas estradas do município. Essa é mais uma importante conquista para Itaberaba, que está vivendo uma fase de desenvolvimento acelerado. Atualmente, temos muitas obras sendo construídas, além das estradas rurais no município, que serão beneficiadas com a incorporação da motoniveladora e da retroescavadeira.

Além disso, ainda este mês Itaberaba receberá um caminhão-pipa fornecido pelo Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Isso demonstra a boa articulação da prefeitura de Itaberaba com o Governo do Estado e também com o Governo Federal.

ZEZINHO – Na sua gestão, um dos pilares de grande investimento e preocupação é a área da saúde. Vamos falar sobre novos avanços e novas conquistas?

JOÃO FILHO – Atendendo ao convite do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinamos no dia 19 de julho, em Salvador, a adesão de Itaberaba ao Programa Mais Médicos. Deveremos ser contemplados com a vinda de 7 médicos que trabalharão em 6 postos de saúde: Posto de Saúde de Santa Quitéria (1), Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim das Palmeiras (1), Unidade de Saúde da Família (USF) São João (1), Unidade de Saúde da Família (USF) do Caititu (1), Unidade de Saúde da Família (USF) CONCIC (1), e Unidade de Saúde da Família (USF) da Urbis (2).

O município também foi contemplado pelo Ministério da Saúde com recursos no valor de r$ 2,169 milhões para:
- Construção de quatro Unidades de Saúde: Minha Casa Minha Vida(Brisas) , São João, Castro Alves e Santa Quitéria.
- Reforma de três Unidades: São Vicente, Guaribas e da Urbis.

Esta é mais uma grande conquista do nosso município e demonstra que Itaberaba está em dia com suas obrigações para receber repasses tanto do Governo Federal como do Governo da Bahia. Assim que os recursos entrarem no fundo municipal de saúde, estaremos iniciando as obras para continuar prestando um serviço de saúde de qualidade para nossos cidadãos. Também estaremos recebendo em breve duas novas ambulâncias, o que, sem dúvida, contribuirá para um salto de qualidade no atendimento dos pacientes que utilizam os bons serviços do nosso Hospital Geral de Itaberaba.

Temos ainda vinda do CAPS-AD e o trabalho com o carro fumacê.

ANDRE – Prefeito, diante das ações realizadas no municipio para o combate e controle da dengue, dentre faxinaço e outras atividades, a SESAB reconheceu a luta do município…

JOÃO FILHO – Realmente, o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Itaberaba na prevenção e controle da dengue foi reconhecido pela Fundação Luis Eduardo Magalhães (FLEM), que reuniu os 23 municípios atendidos pelo projeto de mobilização social para a prevenção e o controle da dengue. Nosso gestor da Saúde recebeu um troféu como forma de homenagem aos bons trabalhos desenvolvidos.

ZEZINHO – Ainda na area de saúde, temos novidades também na atuação do CEMUR que ampliará sua atuação. O que tem a nos dizer sobre essa novidade para o CEMUR?

JOÃO FILHO – Tecnicos da SESAB também fizeram inspeção de avaliação e credenciaram o CEMUR para atuar como CER II, que agorá atender a 2 públicos: os portadores de deficiência física e os de deficiência intelectual. Anteriormente, o CEMUR só atendia pacientes com deficiência física. A SESAB elogiou a atuação do CEMUR de Itaberaba e informou que em breve o órgão municipal deverá receber a certificação CER IV, o que possibilitará o atendimento de 4 especialidades: física, intelectual, auditiva e visual.

ANDRÉ – Prefeito, vamos falar sobre obras, parcerias, conquistas e investimentos importantes para o município…

JOÃO FILHO – A prefeitura está atuando em três frentes de trabalho para dar à população novas conquistas que contribuirão para o desenvolvimento social do município. São as obras da ponte que ligará os bairros Brisa da Chapada e Barro Vermelho, a reforma da Praça do Cruzeiro com a revitalização do Memorial do Cruzeiro, e o aterramento e cobertura do Canal do Oriente.

A ponte já está liberada ao trânsito e agora estamos fazendo o aterramento dos dois lados da ponte que liga os bairros Brisa da Chapada e Barro Vermelho.

Nós temos também obras em parceria e que continuam em andamento:
• EM PARCERIA COM GOVERNO DO ESTADO:
- Avenida Rui Barbosa
- Praça do Rosário
- Iluminação da BR 242
- Construção do Matadouro-Frigorífico
- Asfalto do centro da cidade

• EM PARCERIA COM GOVERNO FEDERAL:
- Avenida Lauro Farani
- FNHIS
- Praça da PEC
- Centro Comunitário
- Construção das tres escolas: no Brisas, no Campo do Derba, e no Conjunto Universitário.
- IFET – Implantação do Campus do IF Baiano

ANDRÉ – Suas considerações finais prefeito …..

JOÃO FILHO – Agradeço esta oportunidade de me dirigir ao povo de Itaberaba e quero dizer que estou empenhado em realizar um governo ainda melhor do que o que fiz na minha primeira gestão. A população pode ficar tranquila porque tudo está sob controle e novas conquistas estão sendo negociadas.

A cidade continuará em seu ritmo acelerado de desenvolvimento, mesmo com essa campanha de um grupinho de opositores que querem conturbar, falando mentiras nas rádios e rede social. Falaram que não íamos receber a retroescavadeira e a motoniveladora. Quando recebemos e mostramos a todos, ficaram quietinhos.

É assim sempre, esse grupinho joga contra Itaberaba visando obter ganhos políticos, mas eles sempre se dão mal. Falam, mentem e tentam iludir a população, mas o povo não é bobo e sabe quem fala a verdade. E, por isso, continua a nos apoiar plenamente e com toda a confiança de sempre.

Um forte abraço a todos vocês e fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário