A previsão é de que neste mês de novembro os cursos profissionalizantes do Pronatec já estejam sendo oferecidos em Itaberaba. Segundo Denize Mary Sá Teles, assessora técnica da Secretaria de Ação Social e Cidadania, está faltando apenas a assinatura de contrato entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Faculdade Santa Cruz.
Já estão previamente inscritos candidatos em número superior às 240 vagas oferecidas em três cursos: pedreiro de revestimento e argamassa, com duração de 160 horas/aulas, eletricista (instalador predial de baixa tensão), com 300 horas/aulas, e assistente de produção (para trabalhar em fábricas, almoxarifados e supermercados, entre outros locais), que terá 240 horas/aulas.
Os cursos são oferecidos graças a convênio da Prefeitura de Itaberaba com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e deverão durar de 2 a 3 meses em parceria com o comércio local através do Ponto Cidadão. Fato interessante é que 70% dos candidatos inscritos são mulheres.
A divulgação para as inscrições dos interessados nos cursos foi feita através dos CRASS (I e II), CREAS, e Secretaria de Ação Social. As aulas serão ministradas na Faculdade Santa Cruz nos períodos da manhã e da tarde.
Curso de cabeleleiro – No final de setembro 60 mulheres terminaram o curso de formação de cabeleleiros, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Ação Social, e organizado pela Casa das Oficinas Terapêuticas. A qualificação profissional beneficiou 20 mulheres da zona rural, inscritas através da Associação dos Moradores de Couro Seco, e outras 40 residentes na zona urbana de Itaberaba. O curso teve a duração de 120 horas/aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário