quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Cinco postos de saúde terão reforma concluída até o final de 2012 e a UPA em janeiro

A Prefeitura de Itaberaba continua trabalhando na melhoria e ampliação dos serviços oferecidos à população na área da saúde. Segundo Marcelo Souza Mascarenhas, secretário municipal de Saúde, atualmente estão sendo desenvolvidas ações em 5 unidades de saúde do município.

 “A reforma do Posto de Saúde da Família do bairro Urbis já está em sua fase final e ele deverá ser entregue à população até o dia 31 de dezembro. As obras do Posto de Saúde do bairro RM já foram iniciadas e as dos postos do Jardim das Palmeiras, Concic e Barro Vermelho também começarão para serem entregues até o final do ano”, informa o secretário.

Marcelo Mascarenhas destaca ainda que a conclusão da obra para a implantação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Campo do Derba está prevista para janeiro do próximo ano. “Nos 5 postos de saúde mais a UPA estão sendo aplicados recursos no valor de R$ 1,8 milhão, em convênio da Prefeitura com o governo federal”, explica.

Ele informa ainda que as atividades da Secretaria de Saúde continuam em ritmo normal, a exemplo dos 8 postos de Saúde que trabalham com médicos, enfermeiro, dentistas e toda a equipe completa. “Todos os serviços continuam sendo oferecidos, a exemplo das especialidades como o mutirão de cirurgias seletivas no Hospital Geral de Itaberaba (HGI), que realiza uma média de 10 cirúrgias diárias como a de próstata, vesícula, e ligadura das trompas, entre outras”, destaca o Secretário de Saúde.

Segundo Marcelo, desde julho/agosto deste ano foi modificada a metodologia de trabalho de entrega de medicamentos. “Reduzimos o número de medicamentos nos postos de saúde e centralizamos essa distribuição na Farmácia Básica com o objetivo de termos maior controle dos medicamentos dispensados, visto que foram constatados casos de medicamentos com data de validade vencida e de medicamentos distribuídos a pacientes de outros municípios. Com isso, conseguimos obter uma economia de quase 40%”, informa o Secretário de Saúde de Itaberaba.

Ele destaca que os postos continuam a distribuir medicamentos essenciais, como os para o controle da diabete, pressão alta e analgésicos em geral. “Diante do sucesso dessa modificação de atuação vamos continuar com essa estratégia”. E finaliza, dizendo que este ano foram concluídos todos os ciclos das campanhas de vacinação. “Elas serão retomadas a partir de março de 2013”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário