quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Escolas de Itaberaba conseguem em 2011 um grande salto de qualidade na avaliação do IDEB

Professora interage com alunos da rede municipal de Itaberaba
Pelo terceiro período consecutivo (2007/2009/2011) o município baiano de Itaberaba, localizado na Chapada Diamantina, conseguiu superar as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), estabelecidas em 2007 pelo Ministério da Educação, que avalia o rendimento nas taxas de aprovação das escolas dos municípios brasileiros e a aprendizagem dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Em 2011, as escolas da rede municipal de Itaberaba da 4ª série/5º ano obtiveram IDEB de 4,5, superando a meta estabelecida de 3,7. Em 2009 o município obteve índice de 3,4 contra a meta de 3,3, e em 2007 obteve média de 3,0 contra média prevista de 2,9. Nas três avaliações a média subiu de 3,0 para 4,5 (crescimento de 50%), superando a meta de 4,3 do IDEB prevista para o ano de 2015.

Na 8ª série/9º ano, as escolas municipais de Itaberaba também suplantaram as metas do Ideb estabelecidas pelo MEC. Em 2011 o índice obtido foi de 3,2 contra meta de 2,8. Em 2009 obteve 3,0 contra a meta de 2,5, e em 2007 foi de 3,0 contra meta de 2,3. Nas três avaliações superou as metas, igualando em 2011 a meta prevista somente para 2013.

Os resultados em Itaberaba são reflexos de ações estratégicas da Secretaria de Educação e das escolas municipais. “Entendemos que a grande conquista alcançada no IDEB 2011 é fruto de toda uma ação planejada, organizada e sistematicamente estruturada e acompanhada em torno de um objetivo comum. Trata-se do resultado de uma ação conjunta, coletiva e colaborativa que tem sido implantada e mobilizada em toda a rede de ensino, cujos frutos agora estão sendo colhidos e não teria sido alcançado por tantas escolas se de fato não tivesse sido um trabalho sistêmico em rede”, analisa Eliana Morais, secretária de Educação de Itaberaba.

Segundo ela, fica evidenciado uma expressiva melhoria na qualidade do ensino da rede municipal como um todo. Entre as ações desenvolvidas visando, sobretudo, o combate à repetência e à evasão, a secretária destaca a implantação e acompanhamento sistemático do Ensino Fundamental de Nove Anos, a revisão e elaboração dos marcos legais que disciplinam e orientam as ações da rede municipal de ensino.

E também ações como o programa de regularização de fluxo escolar, a proposta de reforço escolar, a formação dos professores (Programa Escola Ativa, Pacto com os Municípios, encontros bimestrais com professores da Educação Infantil, reunião coletiva quinzenal com professores das escolas unidocentes com foco na ação didática, encontros mensais com os professores do reforço escolar com foco na alfabetização).

Outros fatores que contribuíram para o sucesso foram o levantamento de um quadro de professores alfabetizadores para atuarem no Bloco Inicial de Alfabetização (iniciativa do município e recomendação do MEC), acompanhamento e monitoramento bimestrais dos indicadores de desempenho e diagnósticos institucionais, propostas de simulados, Progressão Parcial, encontros mensais de orientação e diálogo com os Coordenadores Pedagógicos por etapa de ensino.

As 6 escolas com maiores notas no IDEB 2011 foram: Escola Municipal Darcy Ribeiro (5.1),  Escola Rosalino Celestino de Jesus (5.0), Escola Doralice de Souza Sampaio (4.8), Escolas da 5ª Residência do Der-Ba e Reitor Edgard Santos (4.7), e Escola Dilma Regina Cerqueira de Sant’Anna (4.6).

Mas outras escolas destacaram-se também pela melhoria visível no aumento da nota no IDEB, como a Escola João Almeida Mascarenhas, Escola Renato Cincurá de Andrade, e Núcleo Educacional Carlos Spínola da Cunha. Já a Escola Pedra que Brilha, em sua primeira avaliação, atingiu a nota 4.6.

IDEB – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e em taxas de aprovação. 

Assim, para que o IDEB de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o IDEB da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez.

Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação. O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário