Professora interage com alunos da rede municipal de Itaberaba |
Em 2011, as escolas da rede municipal de Itaberaba da
4ª série/5º ano obtiveram IDEB de 4,5, superando a meta estabelecida de 3,7. Em
2009 o município obteve índice de 3,4 contra a meta de 3,3, e em 2007 obteve
média de 3,0 contra média prevista de 2,9. Nas três avaliações a média subiu de
3,0 para 4,5 (crescimento de 50%), superando a meta de 4,3 do IDEB prevista
para o ano de 2015.
Na 8ª série/9º ano, as escolas municipais de
Itaberaba também suplantaram as metas do Ideb estabelecidas pelo MEC. Em 2011 o
índice obtido foi de 3,2 contra meta de 2,8. Em 2009 obteve 3,0 contra a meta
de 2,5, e em 2007 foi de 3,0 contra meta de 2,3. Nas três avaliações superou as
metas, igualando em 2011 a meta prevista somente para 2013.
Os resultados em Itaberaba
são reflexos de ações estratégicas da Secretaria de Educação e das escolas municipais.
“Entendemos que a grande conquista alcançada no IDEB 2011 é fruto de toda uma ação
planejada, organizada e sistematicamente estruturada e acompanhada em torno de
um objetivo comum. Trata-se do resultado de uma ação conjunta, coletiva e
colaborativa que tem sido implantada e mobilizada em toda a rede de ensino,
cujos frutos agora estão sendo colhidos e não teria sido alcançado por tantas
escolas se de fato não tivesse sido um trabalho sistêmico em rede”, analisa Eliana
Morais, secretária de Educação de Itaberaba.
Segundo ela, fica evidenciado
uma expressiva melhoria na qualidade do ensino da rede municipal como um todo. Entre
as ações desenvolvidas visando, sobretudo, o combate à repetência e à evasão, a
secretária destaca a implantação e acompanhamento sistemático do Ensino
Fundamental de Nove Anos, a revisão e elaboração dos marcos legais que disciplinam
e orientam as ações da rede municipal de ensino.
E também ações como o programa
de regularização de fluxo escolar, a proposta de reforço escolar, a formação
dos professores (Programa Escola Ativa, Pacto com os Municípios, encontros
bimestrais com professores da Educação Infantil, reunião coletiva quinzenal com
professores das escolas unidocentes com foco na ação didática, encontros
mensais com os professores do reforço escolar com foco na alfabetização).
Outros
fatores que contribuíram para o sucesso foram o levantamento de um quadro de
professores alfabetizadores para atuarem no Bloco Inicial de Alfabetização (iniciativa
do município e recomendação do MEC), acompanhamento e monitoramento bimestrais
dos indicadores de desempenho e diagnósticos institucionais, propostas de
simulados, Progressão Parcial, encontros mensais de orientação e diálogo com os
Coordenadores Pedagógicos por etapa de ensino.
As 6
escolas com maiores notas no IDEB 2011 foram: Escola Municipal Darcy Ribeiro (5.1),
Escola Rosalino Celestino de Jesus (5.0),
Escola Doralice de Souza Sampaio (4.8), Escolas da 5ª Residência do Der-Ba e Reitor
Edgard Santos (4.7), e Escola Dilma Regina Cerqueira de Sant’Anna (4.6).
Mas outras escolas
destacaram-se também pela melhoria visível no aumento da nota no IDEB, como a Escola
João Almeida Mascarenhas, Escola Renato Cincurá de Andrade, e Núcleo Educacional
Carlos Spínola da Cunha. Já a Escola Pedra que Brilha, em sua primeira
avaliação, atingiu a nota 4.6.
IDEB – O Índice
de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 para medir a
qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com
base no desempenho do estudante em avaliações do Instituto Nacional de Estudos
e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e em taxas de aprovação.
Assim,
para que o IDEB de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não
repita o ano e frequente a sala de aula. Para que pais e responsáveis acompanhem o
desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o IDEB da instituição, que
é apresentado numa escala de zero a dez.
Da mesma forma, gestores acompanham o
trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação. O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é
que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6
em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.
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