quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Instalação do IF Baiano tem que seguir as etapas previstas no projeto

A Prefeitura de Itaberaba reconhece a justa ansiedade e preocupação da comunidade quanto à implantação do Instituto Federal de Educação – IF Baiano em nossa cidade no mais breve período de tempo. No entanto, qualquer projeto – desde o mais simples até o mais complexo – é elaborado para ser executado em etapas.
Neste caso específico, a primeira etapa é a doação do terreno dentro de um prazo determinado. Estamos na fase posterior, onde um arquiteto do IF Baiano está elaborando o projeto técnico do prédio onde funcionará o estabelecimento de ensino.
A próxima etapa contempla a obtenção da licença ambiental para a construção do prédio, levando-se em análise a disponibilidade de água, rede de esgoto e de energia elétrica.
Em seguida, tem que ser realizado o processo licitatório para a construção da obra, com a escolha da empresa vencedora do certame. Após ser referendado – e se não houver contestação e recursos por parte das empresas não contempladas –, e homologado dá se o início das obras físicas do empreendimento.
Nesse período acontecerão as audiências públicas para o debate com a população de quais cursos serão implantados e porque eles foram escolhidos em função do maior benefício que trarão à comunidade. Esse processo envolverá a participação de todas as cidades do Território do Piemonte Paraguaçu e também outros municípios vizinhos.
Portanto, a boa governança tem que atender todos os requisitos exigidos e o gestor municipal cumprir todas as etapas para que não haja dúvidas e questionamentos – de qualquer ordem – sobre a clareza e transparência na implantação deste empreendimento que irá beneficiar todos os cidadãos de Itaberaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário