quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Serviço de Ecodopplercardiograma já pode ser feito pelo SUS no Centro Médico Especializado de Itaberaba

Médico Hérico atende o paciente Crispim no CME de Itaberaba

A população de Itaberaba já pode contar com uma nova especialidade médica, o serviço de Ecodopplercardiograma, que foi implantado nas instalações do Centro Médico Especializado (CME), na Praça do Coqueiro.

“Antes esse serviço só era disponibilizado por clínicas particulares no município. Agora todos os cidadãos itaberabenses já podem ser atendidos gratuitamente pelo SUS. Esse é mais um dos esforços que a Prefeitura tem feito para oferecer atendimento médico de qualidade no município”, afirma Gabriel Santos, Secretário de Saúde de Itaberaba.

Paciente passa por exame de Ecodopplercardiograma no CME

Os exames de Ecodopplercardiograma são realizados pelo médico clínico, especializado em Ecocardiologia, Hérico Leite de Souza. “Começamos esse novo serviço aqui na rede pública de saúde do município atendendo uma média de 10 pacientes por dia. Utilizando equipamento de última geração, o Doppler é um sistema em imagens coloridas que identifica várias cardiopatias que não são visíveis nos equipamentos mais antigos”, explica o médico.

Segundo ele, o exame dura em média 30 minutos e é feito por solicitação de um médico, geralmente clinico geral, que suspeita de possíveis problemas coronários de seus pacientes, principalmente os hipertensos, diabéticos e aqueles que poderão passar por cirurgia, para especificar os procedimentos pré-operatórios. “Trata-se de um exame bastante complexo, que em clínicas e hospitais da rede privada custa em torno de R$ 250,00 a R$ 300,00”, destaca Hérico Souza.
Fachada do Centro Médico Especializado (CME) do município
O primeiro paciente atendido nesta quinta-feira (28) foi o aposentado Crispim Inácio da Silva, 61 anos, que elogiou o atendimento que recebeu do médico Hérico no CME. “Achei excelente o atendimento aqui pelo SUS. Já tinha feito esse exame antes em clínica particular e ele não foi tão completo como o daqui. A Prefeitura está de parabéns por se preocupar com a saúde dos cidadãos”, afirmou Crispim Silva, morador do bairro Roda Viva, em Itaberaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário