quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Prefeito de Itaberaba assina em Brasília convênio para implantar Programa Cidades Digitais no município

Prefeito João Filho e sua vice Maria José durante o Encontro em Brasília
O prefeito de Itaberaba, João Filho, aproveitou sua ida ao Encontro Nacional de Prefeitos, em Brasília, para assinar no dia 29 de janeiro um termo de cooperação técnica com o Ministério das Comunicações para a implantação do Programa Cidades Digitais no município.

Além de Itaberaba, somente mais outros oito municípios baianos foram selecionados. A meta do programa – que selecionou 80 municípios brasileiros nesta primeira etapa - é modernizar a gestão municipal, oferecer acesso da população a serviços de governo eletrônico e incentivar o desenvolvimento local.

“O objetivo da parceria com o governo federal é a implantação em Itaberaba de uma rede de alto desempenho para criar uma infraestrutura de comunicação de dados e serviços agregados que possibilitará o compartilhamento das novas tecnologias de dados, voz e imagem”, esclarece o prefeito João Filho.

“Com isso, será ampliada a ação do governo municipal, além de melhorar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos, e democratizar o acesso à informação e aos serviços de banda larga”, complementa. O programa garante acesso da população aos serviços de governo eletrônico e à internet, por meio de postos instalados em praças, rodoviárias, e outros espaços públicos.

Assinatura do termo de cooperação com o Ministério das Comunicações

A iniciativa viabiliza a conexão entre os órgãos públicos, por meio de fibra ótica, com a instalação de equipamentos e softwares, suporte técnico, capacitação de pessoal local e fornecimento de aplicativos nas áreas de gestão financeira, tributária, de saúde e educação. O projeto permite ainda à prefeitura firmar parceria para a gestão da rede com governos estaduais, instituições de ensino e pesquisa sem fins lucrativos, e empresas públicas ou privadas.

Segundo o ministro das Comunicações Paulo Bernardo, foram aplicados R$ 44 milhões para desenvolver a primeira etapa do programa, que já tem mais R$ 100 milhões prometidos pela presidenta Dilma Rousseff, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para beneficiar mais 200 municípios com a iniciativa.

De acordo com o comunicado do Ministério das Comunicações a G4S Monitoramento e Sistemas Ltda foi a vencedora da licitação das empresas integradoras para o desenvolvimento dos trabalhos nos lotes A e D. Itaberaba está incluída no lote A, que possui ainda mais 8 municípios baianos – Guanambi, Itabuna, Juazeiro, Lauro de Freitas, Nilo Peçanha, Piraí do Norte, Uruçuca, e Vitória da Conquista. 

Internet de alta velocidade será implantada em 16 pontos de Itaberaba

Os primeiros locais (veja o mapa) beneficiados pelo Projeto Cidades Digitais serão: Gabinete do Prefeito, Postos de Saúde da Família dos bairros Caititu e Barro Vermelho, 11º Batalhão da Polícia Militar da Bahia, Uneb, CME e Praça do Coqueiro, Centro de Cultura Mauá, CAR, EBDA, Praça J.J. Seabra, Secretarias municipais de Administração e de Educação, Hospital Geral de Itaberaba (HGI), Ginásio de Esportes, e Instituto Municipal de Educação (Insme).

Segundo dados de 2009 do Comitê Gestor da Internet no Brasil apenas 8% dos domicílios baianos dispunham de acesso à Internet, o que coloca a Bahia em 20º lugar entre todos os Estados da Federação. “Por isso, este programa é importante para levar os serviços públicos às comunidades, universidades, escolas municipais, bibliotecas e instituições públicas em geral”, diz Miliza Lopes, coordenadora do Núcleo de Projetos e Convênios, órgão ligado à Secretaria de Governo da Prefeitura de Itaberaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário