terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Prefeitura age rápido para sanar os problemas causados pelas chuvas em Itaberaba

Casa desabou sob o impacto do forte  temporal
A Prefeitura de Itaberaba vem atuando com agilidade para consertar os danos causados pelas fortes chuvas que há cerca de 10 dias  caíram nos bairros da cidade e também na zona rural do município.
A chuva de granizo que caiu na noite de sexta-feira (18), acompanhada de fortes ventos, destelhou dezenas de casas, causou a queda da cobertura de um posto de gasolina, derrubou galhos e árvores em vários bairros da cidade, além de causar o afundamento do calçamento e a abertura de crateras em diversas ruas de Itaberaba.
Na noite anterior a cidade também foi afetada por uma forte chuva acompanhada de raios e trovões, que derrubou o fornecimento de energia elétrica da Coelba na cidade por várias horas. O novo gerador do Hospital Geral de Itaberaba (HGI) foi acionado e garantiu que nenhum dano acontecesse aos pacientes internados e aos novos atendimentos de emergência no município.

A lama invadiu as casas em diversos bairros
As equipes da Secretaria Municipal de Ação Social foram aos locais com ocorrências de danos, fazendo o cadastramento das famílias afetadas e tomando as primeiras providências para o atendimento aos necessitados.

Simultaneamente, pedreiros, eletricistas e profissionais de jardinagem da Secretaria de Infraestrutura, acompanhados por caminhões, máquinas e equipamentos, estiveram e ainda estão atuando para reparar as vias publicas, fechando as crateras abertas, arrumando o calçamento, fazendo a poda de árvores e a retirada das que tombaram, além do recolhimento dos entulhos em diversos bairros.
Ação Social cadastra moradores que sofreram com as chuvas
Técnicos da Secretaria Municipal de Ação Social estão fazendo inspeções nos bairros de Itaberaba e em todas as comunidades da zona rural. “Até o momento computamos 12 ocorrências, sendo uma casa que desabou nas proximidades da Fazenda Amaralina e outras 11 que estão em situação de desabamento. Estamos agindo para evitar riscos aos moradores”, afirma Maira Mascarenhas, Secretária de Ação Social de Itaberaba.

“Estamos atuando com a maior rapidez e eficiência possível e já solucionamos a maior parte dos prejuízos causados pela tempestade que caiu nos últimos dias. Entretanto, até o momento não registramos mais nenhuma ocorrência grave”, afirma José da Cruz Carneiro, Secretário de Infraestrutura da Prefeitura de Itaberaba.

Morador desolado com o que restou de sua casa
Carneiro divulgou uma listagem com os diversos tipos de danos que a chuva causou na cidade pólo da Chapada Diamantina.

Crateras - No Bairro Pé do Monte as chuvas abriram uma cratera na Rua Júlio Araújo, 302 e outra na Praça Paraíso em frente ao número 267. No bairro Paroquial também foi gerada uma cratera na Travessa 3 de Maio, número 12. E na Rua Joel Presídio – próximo ao antigo Colégio Ney Braga – mais 6 crateras surgiram.
Calçamento e poda de árvores – O calçamento cedeu na Rua do Monte, próximo ao Bar de Valmir. Várias árvores caíram e a Prefeitura teve que realizar a retirada delas e a poda de outras diversas árvores na Rua Raul Rocha, no Bairro Independente, e na  Rua Lauro Farani de Freitas, número 649, no Bairro Caititú.
Entulho – Foi constatada a existência de entulho na Praça Paraíso, junto à Panificadora Pita; no Bairro Pé do Monte, rua Jaime Sampaio, 113; e no Bairro Paroquial, rua 3 de Maio, 541, e na Travessa Preciliano Leal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário