quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Projeto-Piloto Cidades Digitais começará a ser implantado a partir de janeiro em Itaberaba

Na Bahia, o programa vai atender também mais 8 municípios e no Brasil um total de 11 Estados

Internet de alta velocidade será implantada inicialmente em 16 pontos na cidade

Em mais uma importante conquista de sua gestão, o prefeito João Filho participará em janeiro, em Brasília, da cerimônia de assinatura com o Ministério das Comunicações dos Termos de Cooperação Técnica para a implantação em Itaberaba do Projeto-Piloto Cidades Digitais.  

De acordo com o comunicado do Ministério das Comunicações a G4S Monitoramento e Sistemas Ltda foi a vencedora da licitação das empresas integradoras para o desenvolvimento dos trabalhos nos lotes A e D. Itaberaba está incluída no lote A, que possui ainda mais 8 municípios baianos – Guanambi, Itabuna, Juazeiro, Lauro de Freitas, Nilo Peçanha, Piraí do Norte, Uruçuca, e Vitória da Conquista.

“A partir de agora, a técnicos da empresa vão visitar Itaberaba para realizar os estudos preliminares para elaboração do projeto executivo da infraestrutura de telecomunicações do Projeto Cidades Digitais”, informa Miliza Lopes, coordenadora do Núcleo de Projetos e Convênios, órgão ligado à Secretaria de Governo da Prefeitura de Itaberaba.

O objetivo da parceria com o governo federal é a implantação em Itaberaba de uma rede de alto desempenho para criar uma infraestrutura de comunicação de dados e serviços agregados que possibilitará o compartilhamento das novas tecnologias de dados, voz e imagem.

Com isso, será ampliada a ação do governo municipal, além de melhorar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos, e democratizar o acesso à informação e aos serviços de banda larga.

Segundo dados de 2009 do Comitê Gestor da Internet no Brasil apenas 8% dos domicílios baianos dispunham de acesso à Internet, o que coloca a Bahia em 20º lugar entre todos os Estados da Federação. “Por isso, este programa é importante para levar os serviços públicos às comunidades, universidades, escolas municipais, bibliotecas e instituições públicas em geral”, diz Miliza Lopes.

Os primeiros locais (veja o mapa) beneficiados pelo Projeto Cidades Digitais serão: Gabinete do Prefeito, Postos de Saúde da Família dos bairros Caititu e Barro Vermelho, 11º Batalhão da Polícia Militar da Bahia, Uneb, CME e Praça do Coqueiro, Centro de Cultura Mauá, CAR, EBDA, Praça J.J. Seabra, Secretarias municipais de Administração e de Educação, Hospital Geral de Itaberaba (HGI), Ginásio de Esportes, e Instituto Municipal de Educação (Insme).

O Programa Rede Digital da Cidadania vai atender, inicialmente, 11 Estados selecionados: Acre, Amazonas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário