quarta-feira, 6 de março de 2013

Itaberaba incorpora mais 2 médicos para sua equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) do Barro Vermelho

Cláudio Ribeiro, um dos dois novos médicos selecionados pelo Provab
A atenção básica de saúde no município de Itaberaba ganhou o reforço de 2 médicos, que começaram suas atividades na segunda-feira (4) na Unidade de Saúde da Família (USF) no bairro do Barro Vermelho. Segundo o secretário municipal de Saúde, Gabriel Santos, os dois novos profissionais – Cláudio Ribeiro e Lígia Bulhões - são especializados em clínica geral.

“Eles já estão incorporados ao nosso quadro, exercendo uma jornada semanal – de segunda a sexta-feira – de 40 horas. Como o posto do Barro Vermelho está em reforma eles estão trabalhando provisoriamente no antigo CREAS do bairro”, informa Gabriel Santos, secretário municipal da Saúde.

Segundo ele, os novos profissionais foram selecionados através do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), que destinou um ou dois médicos para diversos municípios brasileiros. Itaberaba foi contemplado com a cota máxima de 2 profissionais.

O Provab 2013 prevê ainda especialização em Saúde da Família para os médicos, com bolsa federal no valor de R$ 8 mil mensais, custeada integralmente pelo Ministério da Saúde. “O município arca somente com uma ajuda de custo na hospedagem e alimentação dos profissionais de saúde”, completa Santos.

Gabriel Santos, secretário municipal de Saúde.

Segundo informações do Ministério da Saúde, o Provab promoverá a atuação de 4.392 médicos nos serviços de Atenção Básica, beneficiando a população de 1.407 municípios. A iniciativa promove a qualificação médica por meio de atendimento em unidades básicas na periferia de grandes cidades, municípios do interior, com populações carentes e de regiões remotas.

“Não tem programa similar na historia da saúde publica brasileira que tenha levado mais de 4 mil médicos pra trabalhar durante um ano nas áreas mais pobres, vulneráveis, tanto das grandes cidades, quanto do interior do nosso País. O Provab é mais uma das iniciativas em parceria com o Ministério da Educação destinada a enfrentar uma problemática, que é possivelmente o desafio mais crítico do SUS – ter mais médicos, bem formados e próximos da população que mais precisa”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O programa é muito bem-vindo, porque amplia a oferta de médicos, principalmente no interior. Além de melhorar a saúde pública nos municípios, ajuda na formação médica”, afirmou o governador da Bahia, Jaques Wagner.

O Provab foi criado em 2011 para incentivar a ampliação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) nas localidades de maior vulnerabilidade, como áreas de extrema pobreza e periferias das regiões metropolitanas, populações ribeirinhas, quilombolas e indígenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário