A Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura de Itaberaba comunica o desligamento do Secretário Municipal de Saúde, Gabriel Prazeres dos Santos, dapasta. O motivo é que em 2013 ele prestou concurso para seleção pública ao cargo de enfermeiro do Hemoba – Itaberaba e foi aprovado. No dia 08 de janeiro deste ano ele foi convocado, através de publicação no Diário Oficial do Estado da Bahia, para assumir sua nova função. Assim, ele solicitou sua exoneração do cargo de secretário até o próximo dia 15, quando irá assumir seu cargo no Hemoba.
Muitas foram as conquistas obtidas na Saúde no período em que ele esteve à frente da pasta, contando com o apoio do Prefeito João Filho e da população. Vale relembrar algumas das ações realizadas em sua gestão, como a reforma geral das dependências e melhorias na gestão do Hospital Geral de Itaberaba (HGI). O HGI recebe em média 180 pacientes diários no setor de emergência e pronto atendimento 24 horas, além de realizar uma média de 45 consultas diárias de ortopedia, agendadas pela Central de Marcação de Consultas (Cemac), o que totaliza mais de 5 mil pacientes atendidos mensalmente.
Também os esforços na elaboração de projetos garantiram a captação de recursos estaduais e federais para a instalação do SAMU 192, implantação do CAPS AD para tratamento dos dependentes químicos, construção e reforma das Unidades de Saúde da Família (USF) na cidade e também na zona rural do município. A autorização para a transformação do Cemur em CER II garante uma maior abrangência no atendimento aos pacientes que dependem de cuidados especiais para sua recuperação. Com essa certificação o CER irá atender a 2 públicos: os portadores de deficiência física e os de deficiência intelectual, através da atuação de uma equipe multidisciplinar.
Outra conquista foi a adesão ao programa federal Mais Médicos, que possibilitou a chegada de uma médica cubana e de mais um médico a partir de fevereiro. Também importante foi a confirmação da vinda do SAMU 192 para Itaberaba, cuja portaria do Ministério da Saúde confirma a implantação da central de regulação regional, que será instalada em Seabra, mas contempla também Itaberaba, que terá uma base do SAMU com 3 viaturas, na condição de Unidade de Suporte Avançado (USA) e duas Unidades de Suporte Básico (USB). Itaberaba terá, ainda, o suporte de 3 ambulâncias do SAMU 192, estando previsto o funcionamento para meados deste ano.
Gabriel dos Santos continuará atuando na Secretaria de Saúde, junto ao Setor de Projetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário