quarta-feira, 29 de maio de 2013

Feira de Cultura e Arte Itaberarte foi um sucesso





A Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria de Cultura, realizou com sucesso no dia 27 de maio o Projeto Itaberarte, uma Feira Móvel de Cultura e Arte com exposição e venda dos produtos. O projeto municipal na área sócio-cultural prevê a sua realização na última segunda-feira de cada mês na Praça Flávio Silvany, das 9 às 18 horas.

Segundo a secretária Olga Magalhães, o objetivo é resgatar valores e descobrir novos talentos, dando aos artistas e artesãos do município a oportunidade de divulgarem suas produções. “Também tem a meta de difundir e apoiar as atividades artística, sócio-cultural e editorial em Itaberaba, buscando uma maior participação da comunidade na intensificação da geração de renda e fator aglutinador das manifestações culturais”, diz a secretária de Cultura.

 

A Itaberarte conta com a participação de artistas, artesãos, poetas, compositores, grupos folclóricos e de capoeira e dança, cadastrados na Secretaria de Cultura. O evento também tem o apoio das Secretarias de Ação Social e Cidadania, Infraestrutura e Urbanismo, Desporto, Lazer e Turismo, e a de Educação. 

Conferência Municipal de Educação foi realizada com sucesso em Itaberaba


Participantes da Conferência de Educação lotaram o auditório
Itaberaba sediou nos dias 28 e 29 de maio a II Conferência Municipal de Educação 2013, que teve como tema central “O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”. Essa palestra de abertura, na noite de terça-feira (28), foi feita pela conferencista Ana Lúcia Gomes da Silva.

A presidente do Conselho Municipal de Educação de Itaberaba, Telma Mascate, explica que o objetivo da conferência – que reuniu aproximadamente 150 pessoas no auditório da Escola Municipal Paulo Freire - é o de discutir com a sociedade proposições relacionadas à Educação para que sejam aprovadas e enviadas à Conferência Nacional de Educação (CONAE 2014), que acontecerá em fevereiro no Distrito Federal.

Eliana Morais, secretária de Educação de Itaberaba 
“Considero que a realização da conferência - trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Educação com a Diretoria Regional de Educação (Direc 18) - constituiu-se em sucesso. Ela foi realizada em cumprimento às determinações do Fórum Nacional da Educação e legitimada pelo decreto municipal 317, de 30 de abril de 2013, do prefeito João Filho, convocando essa conferência”, informa Eliana Morais, secretária de Educação de Itaberaba.

Dos 7 temas previstos pelo Conae, Itaberaba escolheu debater o eixo 3, “Educação, trabalho, e desenvolvimento sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, e Meio Ambiente”, que mais se relaciona com as questões ligadas ao Território do Piemonte Paraguaçu, onde o município está inserido.

Telma Mascate, presidente do Conselho Municipal de Educação
A palestra, realizada na manhã de quarta-feira (29), foi conduzida pela conferencista Maria Antonia de Brandão Andrade. “Queremos estar integrados ao Sistema Nacional de Educação (SNE) com professores valorizados e escolas equipadas, garantindo o acesso e a permanência do aluno à uma rede municipal de ensino com maior qualidade”, argumenta Telma Mascate.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Concluída a obra de reconstrução da ponte de acesso à Vila Santa Helena



A Prefeitura de Itaberaba concluiu a obra de reconstrução da ponte que dá acesso à Vila Santa Helena, localizada na zona rural do município. A obra foi realizada durante 10 dias pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo.

“Estamos fazendo alguns testes para checar todos os procedimentos realizados e atestar a boa qualidade da intervenção e em breve o prefeito João Filho estará inaugurando mais esta obra de fundamental importância para o acesso à Itaberaba”, explica José da Cruz Carneiro.

Itaberaba intensifica as ações do Projeto de Mobilização Social contra a Dengue



Nesta semana, entre os dias 21 e 23 de maio, Itaberaba intensificou as ações de prevenção da dengue, dando continuidade ao Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia. O projeto faz parte de um esforço conjunto entre a Secretaria da Saúde de Itaberaba, Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM).

Na quinta-feira, dia 23, aconteceu, na Uneb, o Seminário de Acompanhamento e Avaliação do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção da Dengue. Com o objetivo de avaliar as ações de mobilização planejadas e desenvolvidas no município de Itaberaba, o seminário envolve Coordenadores e Articuladores Municipais do Projeto, DIRES, SESAB, parceiros, sociedade civil, entre outros.

Na terça-feira (21), técnicos da SESAB e da FLEM se reuniram com os Coordenadores Municipais do Projeto para alinhar as ações desenvolvidas durante a semana. Na quarta-feira (22) aconteceu a Reunião com Secretários e Gestores da Saúde, com o objetivo de compartilhar experiências e dificuldades vivenciadas durante a execução das ações de mobilização, buscando soluções para problemas enfrentados.

Além de Itaberaba, atualmente mais 22 municípios são beneficiados por essa iniciativa: Alagoinhas, Camaçari, Serrinha, Conceição de Coité, Jacobina, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Simões Filho, Valença, Vitória da Conquista, Bom Jesus da Lapa, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jequié, Porto Seguro, Salvador, Senhor do Bonfim, e Teixeira de Freitas.

Itaberaba promove dia 27 a Itaberarte - Feira de Cultura e Arte



A Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria de Cultura, está realizando no dia 27 mais uma edição do Projeto Itaberarte, uma Feira Móvel de Cultura e Arte com exposição e venda dos produtos. O evento já aconteceu duas vezes, integrada na Ação Global Cidadã, e no Happy Hour dos Trabalhadores. O projeto municipal na área sócio-cultural prevê a sua realização na última segunda-feira de cada mês na Praça Flávio Silvany, das 9 às 18 horas.

Segundo a secretária Olga Magalhães, o objetivo é resgatar valores e descobrir novos talentos, dando aos artistas e artesãos do município a oportunidade de divulgarem suas produções. “Também tem a meta de difundir e apoiar as atividades artística, sócio-cultural e editorial em Itaberaba, buscando uma maior participação da comunidade na intensificação da geração de renda e fator aglutinador das manifestações culturais”, diz a secretária de Cultura.

A Itaberarte contará com a participação de artistas, artesãos, poetas, compositores, grupos folclóricos e de capoeira e dança cadastrados na Secretaria de Cultura. O evento também terá o apoio das Secretarias de Ação Social e Cidadania, Infraestrutura e Urbanismo, Desporto, Lazer e Turismo, e a de Educação.